Próteses Dentárias

Substitua os seus dentes perdidos

A Prostodontia é a área da Medicina Dentária que tem como objetivo a substituição dos dentes perdidos através da colocação de próteses dentárias fixas ou próteses dentárias removíveis.

Em colaboração com outras especialidades e recorrendo aos mais avançados meios tecnológicos e a materiais de excelência, a Prostodontia devolve-lhe o Sorriso, a qualidade de vida e a autoestima.

A utilização de próteses dentárias (unitárias, parciais ou totais) permite restituir a função mastigatória e estética do Sorriso.

Próteses Dentárias Fixas Totais

As próteses dentárias fixas totais, também conhecidas como Protocolo sobre Implantes Dentários, têm como função a reposição de todos os dentes, através da colocação cirúrgica de quatro ou mais implantes para fixação da prótese dentária. A primeira prótese dentária é uma prótese provisória com a função de restabelecer a função estética e mastigatória durante o período de cicatrização gengival e de osteointegração. Posteriormente, é colocada uma nova prótese dentária definitiva de longa duração.

Próteses Dentárias Fixas Parciais

Quando surge um caso de perda parcial de um ou mais dentes, podem ser utilizadas próteses dentárias unitárias ou parciais fixas sobre Implantes, substituindo com eficácia cada dente perdido e restabelecendo a função mastigatória e estética. As próteses dentárias parciais fixas, conhecidas como pontes fixas, são utilizadas para substituir dentes perdidos e criar uma ponte ligando os dentes adjacentes (vizinhos) ao espaço deixado pelo dente que falta.

Próteses Dentárias sobre o Dente

Para além dos Implantes Dentários, as próteses dentárias sobre o dente, também denominadas por “coroas”, são outra opção para quem precisa de recorrer a este tipo de soluções. Recorre-se à utilização da “coroa” para cobrir e proteger um dente mais frágil ou esteticamente comprometido.

O objetivo é proporcionar um maior conforto e solucionar o problema de “falha” provocada pela deterioração de um dente, caso a raiz reúna condições de suportar este tipo de tratamento.

Próteses Dentárias removíveis

Existem as próteses dentárias removíveis acrílicas e as próteses removíveis esqueléticas. Apoiam-se na gengiva e não estão fixas ao osso, por isso podem ter alguma mobilidade. Permitem ao paciente coloca-las ou retira-las da boca para dormir ou após as refeições para higienizar. São uma solução mais económica.

Conforto, Estética e Descrição
Três motivos para a escolha de uma prótese dentária fixa

As próteses dentárias fixas são uma solução preferível às próteses dentárias removíveis, pela funcionalidade, estética e conforto.



A melhor solução para a perda dentária
Adaptam-se ao seu rosto
Aspeto mais natural

Cuidados a ter com a prótese dentária fixa

Aliado: o irrigador

Tal como os dentes naturais, a higiene oral das próteses dentárias não deve ser descurada. Deve-se manter também as visitas regulares ao Médico Dentista para controlo clínico.

A higienização correta da prótese dentária fixa é muito importante, uma vez que assegura o sucesso do tratamento e previne a peri-implantite, o tártaro e o mau hálito. Um excelente aliado para a higiene oral é o irrigador, um pequeno aparelho que emite um jato de água e que deve ser utilizado antes da escovagem em toda a extensão da prótese dentária.

Método de fixação - Prótese Dentária Fixa
Procedimento cirúrgico e protético

As próteses dentárias fixas totais sobre Implantes Dentários substituem todos os dentes de uma ou de ambas as arcadas e apenas podem ser removidas por um Médico Dentista.

01 - 04
Agende a sua Consulta de Avaliação Oral sem compromisso
All rights reserved © 2022 SWISS DENTAL SERVICES
SDS - Portugal Sociedade Suíça de Serviços Odontológicos, Lda. Rua Santos Pousada, 441 – Sala 106, 4000-486 Porto
Registo na ERS nº 22814. Registo de estabelecimento prestador de saúde nº E155232. Licença de funcionamento nº 20713/2021.