Implantologia

Implantologia

O que é a Implantologia?

A Implantologia é a área da Medicina Dentária cujo objetivo é substituir as raízes dos dentes em falta através da colocação de Implantes Dentários. Para os pacientes que apresentam apenas a perda de alguns dentes, os Implantes Dentários Unitários são a solução ideal. Para os pacientes que sofrem de perda dentária grave, ou total, o caminho a seguir passa pela Reabilitação Oral total Avançada (ROTA®), através da colocação de próteses fixas.

O que causa a perda dentária?

Na maior parte das vezes, a perda de um dente acontece quando este se começa a deteriorar pela ação de cáries ou outros problemas dentários, como por exemplo traumatismos causados por acidentes.

Que tipos de Implantes Dentários existem?

A tipologia de Implantes Dentários a ser utilizada no tratamento é definida na consulta de avaliação após examinação do caso clínico pelo médico dentista. 

Saiba quais as características dos diferentes tipos de Implantes Dentários!

Implantes Unitários

Em casos de perda parcial de um ou mais dentes onde ainda existam remanescentes dentários, podem ser utilizados implantes unitários, substituindo com eficácia cada dente perdido e melhorando a componente estética.

Próteses Dentárias Fixas

O objetivo das próteses fixas totais ou parciais é a reposição dos dentes em falta, restabelecendo assim a função mastigatória do paciente e proporcionando maior qualidade de vida.

Implantes com Carga Imediata

Este tratamento destaca-se pelo facto de permitir o uso de uma prótese provisória fixa sobre o implante de titânio, o que torna o período de cicatrização do Implante Dentário mais confortável e estético. É um procedimento que é vantajoso para o paciente, visto não exigir um longo período de ausência dentária ou utilização de uma prótese removível. Na maior parte dos casos é possível colocar próteses provisórias fixas imediatamente após a cirurgia ou poucos dias depois da instalação do Implante.
Só é possível planear um Implante com Carga Imediata quando o dentista verifica que existe uma estabilidade na fixação do Implante de titânio ao osso.

Implantes Zigomáticos

Esta técnica avançada é uma alternativa no tratamento de pacientes com atrofia óssea severa (maxilares sem altura e/ou largura suficiente para colocação de Implantes Dentários devido a perda óssea).
Os Implantes Zigomáticos são Implantes diferentes dos convencionais devido à sua fixação ao corpo do osso Zigomático e por apresentarem diferentes características tais como tamanho, diâmetro e ângulos específicos. Muitos dos pacientes recorrem a este tipo de tratamento na esperança de recuperar a dentição total e a massa óssea perdida.

Enxerto Ósseo

Colocar Implantes Dentários é um tratamento que traz grandes benefícios para a saúde oral, substituindo os dentes em falta por implantes unitários ou próteses fixas.

No entanto, a falta de dentição que pode ocorrer com o passar dos anos, faz com que também ocorra perda dos ossos alveolares que anteriormente sustentavam o dente perdido. Nestes casos, é necessário efetuar uma cirurgia para enxerto ósseo.

Vantagens dos Implantes Dentários

A colocação de Implantes Dentários é um procedimento que apresenta uma taxa de sucesso superior a 95%. Os implantes são feitos de titânio, um material biocompatível com o organismo, não existindo possibilidade de rejeição. A Implantologia Dentária é um tipo de tratamento que se destaca pelos seus resultados estéticos e funcionais.

Conforto durante a mastigação

Aumento da confiança e autoestima

Permitem a longevidade do seu sorriso

Protegem a dentição

?

Ainda tem dúvidas sobre a colocação de Implantes Dentários?

Encontre a resposta para as principais questões relacionadas com tratamentos de Implantologia. Quanto mais informado estiver sobre este tema melhor preparado estará para iniciar o seu tratamento.

Em que consiste um tratamento com Implantes Dentários?

Um tratamento de colocação de Implantes Dentários inclui as seguintes etapas: estudo do caso (através de exames de RX, entre outros meios de diagnóstico); cirurgia (que consiste na colocação dos implantes); colocação da coroa (ou prótese definitiva) e manutenção (consultas de rotina).

Quanto tempo dura a cirurgia?

O tempo de cirurgia depende de vários fatores, mas, normalmente, no máximo 1 hora é suficiente para a colocação de um Implante Dentário. Se tivermos em conta uma ROTA® (Reabilitação Oral Total Avançada) nas duas arcadas, já durará aproximadamente 3 a 4 horas.

Como é que o Implante se fixa ao osso?

Através de um processo biológico designado por Osteointegração, dá-se uma ligação natural entre o osso e a superfície do implante. Este processo dura entre 4 a 6 meses. Só depois de suceder a integração do implante ao osso é possível colocar coroas ou próteses definitivas.

É necessário fazer a manutenção dos Implantes Dentários?

Tal como acontece com os dentes naturais deve-se cumprir com os hábitos de higiene oral de forma a eliminar a placa bacteriana existente. Como complemento, são necessárias consultas de controlo de forma a avaliar a saúde dos Implantes Dentários colocados e poder fazer uma limpeza mais completa das próteses.

A cirurgia para colocação de implantes dentários é dolorosa?

A cirurgia é feita sob anestesia, sem qualquer dor ou desconforto para o paciente. Após a intervenção são recomendados analgésicos e compressas geladas até ao dia seguinte, de forma a diminuir o edema.

MARQUE JÁ A SUA CONSULTA DE AVALIAÇÃO ORAL SEM CUSTOS!

Profissionais experts em Implantologia

Tratamentos dentários de referência

Técnicas modernas e inovadoras

Acompanhamento exclusivo

Realize o seu tratamento dentário com segurança e confiança. Venha visitar-nos, sem compromisso!
© Swiss Dental Services. Todos os direitos reservados.
SDS - Portugal Sociedade Suíça de Serviços Odontológicos, Lda. Rua Santos Pousada, 441 – Sala 106, 4000-486 Porto
Registo na ERS nº 22814. Registo de estabelecimento prestador de saúde nº E135067. Licença de funcionamento nº 13744/2017.