Próteses dentárias fixas
As próteses totais fixas são os chamados Protocolos Sobre Implantes e a sua função passa pela reposição de todos os dentes através da colocação cirúrgica de quatro ou mais implantes para retenção e fixação da prótese. Normalmente a primeira prótese, que é feita totalmente em acrílico, é uma prótese provisória de média duração com a função de restabelecer a função estética e mastigatória durante o período de cicatrização.
Posteriormente, é criada e colocada uma nova prótese de longa duração. Esta prótese poderá ser feita numa estrutura metálica ou zircónica e revista de resina acrílica ou porcelana.
Prótese dentária sobre o dente
Para além do Implante, as Próteses Dentárias sobre o dente, normalmente denominadas por “coroas”, são outra opção para quem precisa de recorrer a este género de soluções. Recorre-se à utilização da “coroa” para cobrir e proteger um dente mais frágil. Essencialmente são utilizadas para preencher a falta de um ou mais dentes, fixando-se duas "coroas" aos dentes naturais adjacentes e preencho o sítio onde existe falha.
O objetivo é proporcionar ao paciente um maior conforto e solucionar o problema de uma falha provocada pela deterioração de um dente.
Prótese Parcial
Durante o tratamento existe ainda a possibilidade de utilização de próteses provisórias removíveis, fixas ou fixas sobre os Implantes.
São utilizados exclusivamente nas Sobredentaduras e é uma fixação removível, isto é, o paciente pode remover a prótese para higienização das mesmas e dos implantes.
Nestes casos a fixação é praticamente permanente, só podendo ser removida pelo cirurgião dentista em casos especiais e não para uma simples manutenção periódica.
Quando não há a possibilidade de enxerto ósseo, estes espaços “vazios” podem ser aproveitados para retenção de uma prótese total através de encaixes ou clipes de retenção. Isto é possível quando existe uma boa fixação dos implantes no dia da cirurgia.