Cirurgia Oral

Cirurgia Oral

Em que consiste a Cirurgia Oral?

A Cirurgia Oral permite corrigir alterações e patologias da cavidade oral. 

Nas Clínicas da Swiss Dental Services a Cirurgia Oral é uma prática diária no que respeita à colocação de Implantes Dentários.

Quais os seus benefícios?

É um procedimento que melhora significativamente a capacidade funcional do paciente a nível da mastigação e da fala, e que resulta sempre num aumento da confiança e numa mudança significativa da sua qualidade de vida.

Tipos de Cirurgia Oral

O termo cirurgia oral ainda continua a gerar algumas dúvidas para quem vai realizar o tratamento de colocação de implantes dentários e próteses fixas. Contudo, saiba que as cirurgias orais são bastante comuns na medicina dentária e que, no caso da Implantologia, podem servir para tratar diversos problemas.

Extração de Dentes Inclusos

Os dentes inclusos são os dentes que não passaram pelo processo de erupção da gengiva, ou seja, aqueles que por algum motivo não chegaram a nascer. Este facto pode ocorrer devido a diversos motivos: obstáculos mecânicos, patologias, má posição do dente, falta de espaço na arcada ou doenças sistémicas.
Os dentes do siso são os dentes mais comuns de permanecerem inclusos. Isto deve-se ao facto de serem os últimos dentes a nascer e, por isso, muitas vezes não têm mais espaço na boca.

Enxerto Ósseo

Quando não existe uma boa quantidade de material ósseo ou, quando o osso apresenta sinais de enfraquecimento, torna-se necessária a realização de um enxerto ósseo antes de serem colocados os implantes dentários.

Para executar o enxerto ósseo, o médico dentista pode retirar osso de uma área designada (mandíbula, por exemplo) do próprio paciente, com o objetivo de preencher o osso que dá sustentação ao implante dentário.

Tratamento de Infeções

As infeções orais são muito comuns. A título de exemplo, o abcesso dentário é uma lesão bastante comum que é causada por uma infeção, que se não for tratada a tempo, pode agravar-se e tornar-se muito incómoda.
Se o abcesso estiver localizado dentro de um dos dentes (abcesso periapical), o tratamento endodôntico (consiste em retirar a polpa do dente) é geralmente o tratamento recomendado.
Previna-se de possíveis lesões, cuide da sua higiene oral e esteja atento aos sintomas.

Extrações

Antes da extração de um dente, é sempre realizada uma revisão completa do historial médico e dentário do paciente. Por conseguinte, podem ser solicitadas radiografias adicionais, se necessário.
Estas radiografias podem revelar dados importantes a respeito do dente e do osso adjacente, tais como o comprimento, formato e posição do mesmo. Este procedimento não provoca qualquer dor ao paciente. Antes de realizar a extração, o dentista recorre à anestesia local para se certificar que tudo decorre com normalidade e que não existe qualquer desconforto para o paciente.

Remoção de Patologias

Os quistos e tumores orais constituem um amplo grupo de lesões que devem ser identificadas e tratadas rapidamente de forma a evitar e prevenir danos de origem cancerígena. Estes quistos e tumores podem surgir durante o desenvolvimento de órgãos, a partir de irregularidades, anomalias dos tecidos, ou então, já estarem presentes desde o nascimento.
No caso de ser identificada uma lesão deste género, orientamos os nossos pacientes sobre as etapas necessárias para um diagnóstico concreto que conduza à identificação da patologia.

Biópsia

A Biópsia é um procedimento simples, realizado de forma regular nos consultórios dentários. Consiste na remoção de uma amostra de células e/ou tecidos de um organismo vivo. Após remoção do material e de este ser devidamente identificado, é imediatamente enviado para um laboratório de patologia oral, onde será processado e analisado microscopicamente. Depois destes procedimentos, o patologista emitirá um relatório, de forma a chegar a um diagnóstico preciso e confiável, que lhe permita definir qual o tratamento adequado para o paciente.

  • Extração de Dentes Inclusos
  • Enxerto Ósseo
  • Tratamento de Infeções
  • Extrações
  • Remoção de Patologias
  • Biópsia
  • Fases da Cirurgia Oral

    Antes de ser realizada uma Cirurgia Oral, esta deve ser previamente discutida com o seu médico dentista. Quer seja para tirar algum dente, corrigir uma deformação ou colocar um implante dentário, é sempre necessária uma consulta de avaliação para perceber qual o melhor tratamento a seguir.

    Passo-a-Passo
    01

    /04

    Consulta de Avaliação Oral

    Na consulta de avaliação oral, o paciente terá a oportunidade de colocar todas as questões que tiver em relação à cirurgia e esclarecer as suas dúvidas.

    Passo-a-Passo
    02

    /04

    Cuidados Pré-Cirurgia

    No que respeita aos preparativos para a intervenção, o paciente deve fazer uma refeição leve horas antes de efetuar o procedimento. Deve igualmente falar com o médico sobre medicamentos que possa estar a tomar e evitar o consumo de álcool e tabaco.

    Passo-a-Passo
    03

    /04

    No dia da Intervenção

    É importante que o paciente sinta confiança e segurança na equipa médica que vai realizar a intervenção e que saiba que serão efetuados todos os esforços necessários para recuperar com sucesso a sua saúde oral.

    Passo-a-Passo
    04

    /04

    Cuidados Pós-Cirurgia

    Os cuidados pós-operatórios assumem uma função preventiva, pelo que é importante que o paciente tome a iniciativa de praticar uma higiene oral adequada, através da escovagem diária e de visitas regulares ao dentista para manutenção dos Implantes Dentários.

    MARQUE JÁ A SUA CONSULTA DE AVALIAÇÃO ORAL SEM CUSTOS!

    Profissionais experts em Implantologia

    Tratamentos dentários de referência

    Técnicas modernas e inovadoras

    Acompanhamento exclusivo

    Realize o seu tratamento dentário com segurança e confiança. Venha visitar-nos, sem compromisso!
    © Swiss Dental Services. Todos os direitos reservados.
    SDS - Portugal Sociedade Suíça de Serviços Odontológicos, Lda. Rua Santos Pousada, 441 – Sala 106, 4000-486 Porto
    Registo na ERS nº 22814. Registo de estabelecimento prestador de saúde nº E135067. Licença de funcionamento nº 13744/2017.