Utilizar flúor é mesmo importante!

Utilizar flúor é mesmo importante!

Prevenir cáries deve ser uma das principais preocupações no que respeita a cuidados dentários primários. Presente na água canalizada e como suplemento o flúor pode ser um ótimo aliado da sua saúde oral. Saiba como!

O flúor é um mineral natural encontrado naturalmente em todas as fontes de água, incluindo os oceanos, e que também está presente em alguns alimentos.

A sua utilização é importante para a saúde dos ossos e especialmente para a saúde do esmalte dental, pois atua como antibacteriano e diminui a prevalência de cáries.

Estudos recentes revelam que o flúor não só é eficaz na redução da cárie nos dentes das crianças e adultos, como também mantém a reparação do dente em casos iniciais de cáries, mesmo antes destas estarem visíveis.

Por todos estes motivos, é importante incluir o flúor na sua rotina!

Quais os benefícios do flúor?

O flúor atua na prevenção de cáries, das seguintes formas:

  • Concentrando-se nos ossos em crescimento e nos dentes em desenvolvimento das crianças
  • Ajuda a endurecer o esmalte dos dentes de leite e dentes definitivos que ainda não nasceram
  • Endurece o esmalte dos dentes definitivos que já se formaram

O flúor também atua durante o processo de desmineralização do dente, que acontece quando existe perda de minerais após serem ingeridos alimentos açucarados e não é feita a higiene da boca logo em seguida.

Onde posso encontrar flúor?

Alguns alimentos como legumes, carne, peixe, arroz e feijão são fontes naturais de flúor. Também a água canalizada da rede pública contém flúor.

Por conseguinte, a utilização diária de uma pasta dentífrica que contenha flúor na sua composição, associada a uma dieta saudável e a uma higienização correta com escovagens frequentes e utilização de fio dentário, são suficientes para a manutenção da saúde oral e para a prevenção de cáries e outras doenças bocais.

Qual a ação do flúor sobre os dentes?

Em contacto com o dente, o flúor é rapidamente absorvido pelo esmalte, ajudando a repará-lo através de um processo apelidado de ‘remineralização’ – que consiste na recomposição do cálcio e fósforo perdidos. Quando o flúor está presente durante a ‘remineralização’, os minerais depositados no esmalte ajudam a fortalecer o dente, impedindo o desenvolvimento de cáries.

Em suma, a utilização diária de Flúor durante a escovagem e/ou através de outras fontes de suplemento traz vários benefícios para a sua saúde oral.

O Flúor é o melhor aliado contra as cáries, ajudando a fortalecer os dentes de toda a sua família.

Tem dúvidas sobre qual a melhor forma de proteger a sua dentição?

Marque já a sua consulta de avaliação!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.