Saúde Vs. Saúde Oral

Saúde Vs. Saúde Oral

Saúde e saúde oral partilham muito mais do que o nome. A relação entre as duas sempre foi bastante questionada e é ainda alvo de muitos estudos e investigações, mas existem já estatísticas comprovadas que ajudam a compreender o quanto e como se influenciam. Seja no sentido de manifestações orais que resultam de doenças sistémicas, ou de doenças sistémicas provocadas por problemas orais, ambas exigem a máxima atenção da nossa parte. Se as duas se defrontassem, nenhuma ganhava, porque afinal de contas, a palavra é a mesma, saúde!

Saúde para que te quero!

Cuidar da saúde não é fácil, envolve cuidar do pacote completo e para isso é preciso prestar atenção.

Todos os dias faz coisas que beneficiam a sua saúde e outras que podem prejudicá-la. Na saúde, em geral, é importante ter uma boa alimentação, fazer exercício físico frequente, dormir as horas de sono apropriadas, beber água, ir ao médico fazer check-ups anuais, etc.

Quer seja através da genética, acidente ou estilo de vida desajustado, existem doenças que mesmo sistémicas irão afetar, por exemplo, a sua saúde oral.

A saúde dos seus dentes, língua e gengiva são muitas vezes afetadas pelo refluxo gástrico, assim como o seu hálito. Este por sua vez quando é mau, também aliado a boca seca e feridas bocais, mesmo cumprindo a sua higiene oral, pode indicar diabetes. Depois existem outros tipos de doenças como os distúrbios alimentares, a bulimia e anorexia que influenciam fortemente a saúde da sua boca devido ao ácido do estômago.

Precisa estar atento a sinais anormais na sua boca que podem indicar a presença de uma doença que desconhecia e que necessita de tratamento.

Não dê razões à sua boca para dizer mal da sua saúde.  

Saúde Oral  

Sabia que os portugueses são o povo europeu que mais sofre de doenças orais? Este dado não surpreende, uma vez que um estudo recentemente realizado pela Ordem dos Médicos Dentistas, concluiu que 50% da população portuguesa não vai ao dentista há mais de um ano.

A verdade é que, quando pensamos em saúde, não pensamos imediatamente em saúde oral e por isso torna-se mais fácil deixá-la para segundo plano.

Lembra-se da relação próxima entre a nossa saúde geral e oral? Manter uma boca cuidada vai ajudar a reduzir os riscos de doenças sistémicas.

Uma saúde oral deficiente vai agravar doenças como a diabetes, AVCs, doenças cardíacas, entre outras. Uma vez que as infeções bucais entram na corrente sanguínea podem afetar qualquer zona do corpo, desde o cérebro, ao tórax ou outros órgãos.

Esteja atento a sinais como cáries, gengivites, periodontites, aftas e herpes, que podem indicar doenças bucais, e que se não forem devidamente tratados podem afetar o seu organismo provocando diversas patologias.

Cultive bons hábitos alimentares, bons hábitos de vida, uma higiene oral cuidada e faça visitas regulares ao seu dentista.

Cuide da sua saúde!

Marque já uma consulta de avaliação sem custos! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.