Saúde Oral Sénior

Saúde Oral Sénior

Saúde Oral Sénior

É importante manter os dentes naturais?

Sim, deve procurar manter os dentes naturais nas melhores condições possíveis. O estado deles vai influenciar a sua saúde no geral. Para além disso, a condições dos seus dentes influenciam o seu bem-estar.

As alterações que surgem com a idade podem ser corrigidas?

Com a idade os dentes começam a ficar um pouco mais amarelado/acastanhados. Em algumas pessoas, os dentes surgem com um aspeto mais alongado (devido à retração das gengivas). Junto do seu dentista poderá questionar sobre estes problemas e este, melhor que ninguém, vai aconselhar-lhe um tratamento a seguir.

Existem riscos em manter os dentes naturais?

Desde que não apresentam qualquer problema, como por exemplo cáries ou as doenças periodontais, pode ter os seus dentes naturais sem qualquer risco. Excluindo os dentes de leite, a dentição natural pode acompanhá-lo a sua vida toda.

O que deve fazer quando os dentes abanam e as gengivas sangram?

Se isso acontecer deve dirigir-se ao seu médico dentista com urgência para que este avalie o estado da sua boca. Poderá ser urgente, para além de outras medidas, a realização de uma limpeza para eliminar a placa bacteriana.

Como podem ser substituídos os dentes perdidos?

Um dos métodos para substituição dos dentes perdidos é o All-On-4. Este procedimento permite Reabilitar o Sorriso dos pacientes que têm atrofia maxilar severa e cuja dentição já não existe. No All-On-4 é realizado através da colocação de Implantes Dentários, sem que seja necessário recorrer a enxertos ósseos.

Como posso manter uma boa saúde oral com a minha idade?

Manter a saúde oral é algo que, de uma forma geral, é transversal a todas as idades. Fazer uma boa higienização diariamente, limpar a língua, usar fio dental, ter uma alimentação saudável, são apenas algumas das recomendações. Para além disso, é importante visitar o seu dentista regularmente para poder encontrar possíveis problemas numa fase inicial.

No entanto, apesar de não existem problemas exclusivamente relacionados com o avançar da idade, é normal começarem a surgir mais cáries, perdas de dentes e os mesmos ficam mais frágeis.

 

Esteja atento à sua saúde oral. Dê-lhe a atenção que ela precisa e verá que vai conseguir sorrir todos os dias.

Agendar Consulta

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.