Saúde Oral e a Gravidez

Saúde Oral e a Gravidez

gravidez

A gravidez é uma altura muito especial na vida de uma mulher. Esta é uma fase onde a mulher deve redobrar a sua atenção e o cuidado com a sua saúde. A saúde oral deve ser igualmente alvo desse reforço da atenção.

Com o objetivo de tornar esta numa altura feliz, existem algumas dúvidas que as grávidas têm e que vai poder esclarecer agora.

Uma grávida pode fazer qualquer tipo de tratamento dentário?

Uma infeção oral é mais prejudicial para o bebé do que qualquer tratamento dentário. Por isso, as grávidas podem fazer a grande maioria dos tratamentos dentários, mesmo que estes precisem de anestesia.

A higiene oral da grávida pode influenciar a saúde do bebé?

A mãe pode infetar o bebé através dos diferentes microrganismos provenientes das infeções na cavidade oral.

Quando devem começar os cuidados com a saúde oral do bebé?

Os cuidados com a saúde oral podem começar mesmo antes do nascimento. Bons hábitos alimentares e de higiene oral vão prevenir problemas numa fase inicial. Após o nascimento, deve limpar as gengivas com uma gaze humedecida com água, pelo menos uma vez por dia.

Os dentes de leite precisam de ser tratados?

Estes são os dentes que acompanham uma criança nos primeiros anos de vida. Por volta dos 6/7 anos eles caiem e dão lugar aos definitivos.

No entanto, apesar destes terem uma duração curta e depois serem substituídos, é necessário ter cuidado com eles. Eles estão igualmente sujeitos ao surgimento de cáries e outros problemas que podem causar repercussões na saúde oral.

É normal as gengivas sangrarem mais durante a gravidez?

Sim, é comum que isso se verifique. Devido às alterações hormonais durante este período, as gengivas estão mais sensíveis.

A gravidez enfraquece os dentes?

Durante a gravidez pode ocorrer um agravamento de problemas caso exista uma má saúde oral. Porém, a gravidez por si só não causa qualquer enfraquecimento dos dentes.

A gravidez é uma altura muito especial na vida de uma mulher. Ela é caracterizada por algumas mudanças no corpo e nos comportamentos. Mas é importante que nunca se esqueça de cuidar dos seus dentes e gengivas.

Por isso, esteja atenta e visite regularmente o seu dentista.

Agendar Consulta

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.