Perda dentária: causas, consequências e soluções
Na infância, o significado da perda de um dente é motivo de comemoração e transição, algo normal e que já está previsto que aconteça em determinado momento. Quando crescemos e nos tornamos adultos, a perda dentária torna-se preocupante e não representa nada parecido com o que vivenciamos quando ainda somos crianças. Não é algo esperado e muito menos desejado, e até se pode tornar um momento problemático e angustiante.
Se a perda dentária não é tratada de imediato, pode ocasionar uma série de complicações funcionais, estéticas e emocionais.
Consequências da perda dentária para a saúde
Entre as consequências da perda dentária, podemos destacar os problemas na mastigação, que fica prejudicada na sua função, o que acarreta um maior esforço na deglutição. Desta forma o processo de alimentação, digestão dos alimentos e absorção de nutrientes pode ficar comprometido.
Com um ou mais espaços vazios na nossa dentição, a fala também sofre consequências e é possível que apareçam algumas dificuldades na dicção.
Além de todos os problemas funcionais, de perda óssea, mobilidade e posicionamento dos dentes vizinhos, a nossa autoestima é também ela vítima e vai prejudicar a nossa saúde emocional, que por sua vez está comprovado que afeta a nossa saúde física.
É importante não procrastinar a ida ao médico dentista. Quanto mais demorar, mais as consequências negativas da perda dentária se irão intensificar, o que pode tornar o tratamento mais demorado e até mesmo, mais dispendioso.
Como acontece a perda dentária?
Existe uma crença de que, ao envelhecer, naturalmente perderemos os nossos dentes mas, isso não é verdade. Com os recursos da medicina dentária de hoje em dia e os corretos cuidados, um adulto pode chegar a uma idade mais avançada com os dentes em bom estado.
São diversas as razões que fazem com que um adulto perca um dente, veja abaixo as principais causas:
- Traumas, acidentes e doenças
- Cáries
- Doença periodontal
- Dentes mal posicionados
É sempre bom lembrar a importância do Check-up dentário para que possamos evitar aqueles problemas que podem ser prevenidos e identificar o quanto antes aqueles que já estão instalados. Com esta atitude, pode salvar a sua boca, inclusive da perda dentária.
Mas, se já sofre de perda dentária, não desespere! Independente da causa, existem diversas soluções de tratamento adequadas e feitas sob medida para cada caso.
O meu dente caiu, como posso resolver?
Existem diversas situações em que pode acontecer a perda dentária, e para cada uma delas existe uma solução específica. Por exemplo, a perda dentária decorrente de acidentes ou de alguma doença terá um tratamento diferente daqueles casos em que pacientes precisam de repor uma arcada completa.
Há situações também em que o paciente já utiliza uma solução, mas gostaria de uma nova alternativa, é o caso de quem sofreu de perda dentária e recorreu às próteses removíveis. Nesse caso, a melhor solução para essas pessoas são as próteses fixas sobre implantes, uma alternativa que conta com tecnologia avançada e substitui as próteses removíveis com segurança, de forma definitiva.
Somente um médico dentista poderá realizar a avaliação precisa e o diagnóstico adequado da sua boca e encontrar o tratamento ideal.