Obesidade e Saúde Oral: existe ligação?

Obesidade e Saúde Oral: existe ligação?

Sabia que aquilo que come afeta diretamente a sua saúde oral? Estudos recentes afirmam que pessoas obesas têm um maior risco de desenvolver cáries e doença periodontal. Por isso se está acima do peso, é melhor pensar duas vezes antes de abrir a boca.

Cerca de 60% da população portuguesa é obesa ou está em risco de o ser. Estes dados são preocupantes se os associarmos a um aumento do risco de desenvolver doenças da cavidade oral como a cárie ou doenças das gengivas.

Hoje em dia é comum ouvir-se falar sobre os perigos dos alimentos processados, contudo, é raro associarmos o tipo de alimentação que fazemos a problemas de saúde oral.

Quem está em risco?

A obesidade está diretamente relacionada com o tipo de alimentação que fazemos, traduzindo-se naquilo que comemos e na frequência com que comemos. Por exemplo: O risco de desenvolver placa bacteriana e cáries é mais elevado em crianças, pois estas têm mais acesso a alimentos ricos em açúcar. Por outro lado, estudos indicam que a obesidade aumenta o risco de desenvolver doenças da gengiva na idade adulta.

A obesidade afeta a saúde oral?

A relação entre a obesidade e vários tipos de doenças orais, como as cáries e a doença periodontal, manifesta-se num aumento do risco associado a desenvolver este tipo de patologia em pacientes com excesso de peso. Senão veja-se: estudos colocam a obesidade como o segundo factor de risco para desenvolver doença periodontal, logo após o tabaco.

De que forma se manifesta?

As consequências de cáries não tratadas e a destruição do tecido gengival decorrente de uma inflamação periodontal, resultam em muitos casos em perda dentária. Estudos recentes revelam que pacientes com perda dentária parcial ou total, estão mais predispostos a desenvolver doenças cardíacas e diabetes. Indivíduos obesos têm também mais tendência a ter menos dentes do que aqueles que possuem um peso dentro dos parâmetros normais.

É por isso importante promover uma alimentação equilibrada e um estilo de vida saudável em todas as idades, não descurando nunca bons hábitos de higiene oral.

Na Swiss Dental Services ajudamo-lo a fazer as melhores escolhas para manter o seu sorriso saudável.

Marque a sua consulta de avaliação e saiba como!

 

 

 

2 Replies to “Obesidade e Saúde Oral: existe ligação?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.