Materiais utilizados nos implantes dentários

Materiais utilizados nos implantes dentários

materiais

Segundo o Barómetro de Saúde Oral de 2017, 68% da população portuguesa sofre de perda dentária de pelo menos um dente. Infelizmente esse valor tem vindo a crescer quando comparado com os anos anteriores.

Apenas 42.6% dos portugueses com falta de dentes naturais têm dentes de substituição.

A preocupação com a saúde oral é algo que tem vindo a aumentar nos últimos anos, mas ela é muito antiga. É possível encontrar referências à substituição de dentes perdidos por volta do ano 600 — recentemente, foi encontrada uma mulher Maia com pedaços de concha colocados na sua mandíbula.

No entanto, atualmente não é necessário recorrer a conchas para substituir a sua dentição. Nos dias de hoje são usadas técnicas avançadas que permitem restaurar o seu sorriso e todos os dias se trabalha para melhorar o seu conforto e bem-estar.

Tratamentos como o All-On-4, que consiste na colocação de 4 implantes para substituir a totalidade da sua dentição ou através de implantes únicos, usam os melhores materiais, que minimizam o tempo de recuperação do paciente e facilitam a aceitação por parte do seu corpo e aumentar a sua durabilidade.

Materiais utilizados

Titânio

Nos últimos anos, diversos especialistas têm vindo a realizar estudos com o objetivo de encontrarem o material mais adequado para a composição de implantes dentários. 

O titânio puro tem sido o mais utilizado.

Vantagens
— 
Material altamente resistente ao tempo. Este material resiste com eficácia ao processo de corrosão.
— Trata-se de um metal sólido à temperatura ambiente.
— É um metal extremamente leve, duro e de cor branca metálica.
— O titânio é biocompatível com o organismo, minimizando assim a possibilidade de rejeição.

Cerâmica

O uso dos implantes de cerâmica na medicina dentária é recente e ainda é pouco comum a sua utilização. Para alguns especialistas, o zircónio poderá ser uma alternativa ao titânio no futuro mas, para já, ainda não existem estudos suficientes sobre a sua durabilidade e longevidade.

Vantagens:
— A cor branca é muito semelhante à cor dos dentes naturais e à raiz de um dente. Assim é possível atingir excelentes resultados em termos estéticos.
— É um material muito resistente ao passar dos anos porque não está sujeito à oxidação e não é corrosivo.
— São muito resistente.
— Não magoam nem provocam desconforto.
— Não apresentam níveis de toxicidade.
Estes fatores contribuem para que os implantes fabricados de zircónio possam substituir com a funcionalidade necessária as raízes naturais de dentes em falta.

Nanotecnológicos

Com o objetivo de melhorar a experiência e o conforto dos pacientes, existe uma procura constante de novas soluções por parte das equipas de investigação.
Atualmente, está a ser investigada uma nova técnica/material que promete revolucionar a sua saúde oral. Ainda numa fase embrionária, o tratamento utiliza nano partículas para produzir moléculas que vão substituir a sua dentição.
Este tratamento vai contribuir para aumentar a sua eficácia tanto na cicatrização como para melhorar substancialmente a formação óssea.

A Swiss Dental Services tem soluções para o seu sorriso que vão mudar o seu sorriso e a sua vida.

Marque hoje uma consulta de avaliação e deixe de esconder o seu sorriso.

Agendar Consulta 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.