Já realizou um Raio-X dentário?

Já realizou um Raio-X dentário?

Provavelmente, já teve de realizar um Raio-X ao tórax ou a outro órgão interno, mas já alguma vez sentiu necessidade de saber exatamente o que se passa dentro da sua boca?

Uma dor de dentes frequente, um abcesso, ou simplesmente algum incómodo que sinta na cavidade oral, podem ser indicadores de que precisa de prestar mais atenção à sua boca.

Quando foi a última vez que foi ao dentista? Tome nota na sua agenda ou, simplesmente, marque um lembrete no seu telemóvel: Não se esqueça, a sua saúde oral é importante!

Com o objetivo de responder às necessidades dos pacientes e ajudar a equipa médica na definição de um diagnóstico, existem atualmente vários serviços complementares de imagem que podem fazer a diferença no tipo de tratamento dentário a realizar.

Preciso de realizar um Raio-X?

É relativamente comum a existência de dores de cabeça, ouvidos, tonturas e, alterações de postura como consequência de problemas dentários ou musculo-articulares, que muitas vezes só são diagnosticados pelo médico dentista após a realização de múltiplos exames, incluindo o Raio-X dentário (Ortopantomografia).

O que é a Ortopantomografia?

A Ortopantomografia, também designada por radiografia panorâmica, é um tipo avançado de Raio-X que permite obter uma vista panorâmica do maxilar superior e inferior, assim como de todos os dentes e articulações situadas entre a mandíbula e o crânio.

A Ortopantomografia permite identificar:

– Cáries Dentárias

– Fraturas Dentárias

Doenças Periodontais (Gengivite e Periodontite)

– Perda Dentária

– Infeções Dentárias

Como funciona?

A ortopantomografia é um dos principais meios complementares utilizados que permite um diagnóstico preciso e completo do estado de saúde oral do paciente. É um exame indicado para avaliar a possibilidade de tratamento e da sua eficácia, assim como para o planeamento da Reabilitação Oral com Implantes Dentários.

Antes do Exame

Antes de realizar o exame, é solicitado que retire brincos, piercings, ganchos ou outros objetos metálicos que possam interferir com a realização do mesmo. No caso de possuir prótese removível também deverá retirá-la. Deverá ainda vestir um colete de chumbo para proteger o corpo da radiação.

Durante o exame

É solicitado ao paciente que se posicione no centro da unidade de Raio-X, onde a sua cabeça será posicionada e ajustada ao equipamento. O paciente deverá depois colocar a boca no mordedor existente na máquina, mantendo os lábios fechados e permanecendo imóvel durante a realização do exame.

Após o Exame (Consulta de Avaliação)

A realização de uma ortopantomografia é um procedimento simples e indolor e que dura, em média, menos de 5 minutos. Nas Clínicas da Swiss Dental Services a realização da Ortopantomografia precede a consulta de avaliação, permitindo assim que o médico dentista obtenha o máximo de informação relevante para suportar o diagnóstico.
Existem também outros serviços complementares de imagem como o Raio-X apical ou a Tomografia Axial Computorizada (TAC) que, em casos específicos, permitem um diagnóstico ainda mais completo.

Agora que sabe mais sobre a realização de um Raio-X dentário, não há motivos para adiar a sua ida ao dentista!

Marque já a sua avaliação sem custos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.