Já ouviu falar em Endodontia?

Já ouviu falar em Endodontia?

Grande parte de nós não dá importância aquela dor de dentes que teima em não passar e que surge, de forma intermitente, para nos lembrar que a saúde oral não deve ser descurada.
O problema pode ser algo tão simples de resolver como o início de uma cárie, no entanto, se não for tratado a tempo pode afetar o interior do dente causando uma inflamação. Nestes casos, a solução passa por recorrer à Endodontia.
Adiar a visita ao dentista pode aumentar o risco de inflamação dentária.

O que é a Endodontia?
Também conhecida como ‘tratamento de canal’ ou desvitalização, é uma especialidade da medicina dentária que trata de doenças da parte interna do dente, como o nervo e a raiz. O objetivo deste tratamento é eliminar as dores causadas pela inflamação no interior dos dentes, de forma a salvar o dente e prevenir a sua extração.

Quando preciso de um tratamento endodôntico?
O tratamento endodôntico é indicado ao paciente quando o dente já se encontra tão danificado devido a cárie, fraturas ou desgaste que já se comprometeu o tecido onde se encontra a estrutura nervosa. É por isso que adiar a visita ao dentista ao menor sintoma pode aumentar o risco de inflamação dentária.
O tratamento consiste em remover a parte do dente que se encontra infetada e substituir ou preencher o espaço. Este procedimento é realizado sob o efeito de anestesia local, de forma a que o paciente não sinta qualquer dor ou desconforto.

Quais os principais sintomas da inflamação dentária?
Sensibilidade dentária
– Dor no maxilar
– Inchaço
– Dificuldade em mastigar
– Exposição do nervo

E se não tratar?

O tratamento endodôntico visa, sobretudo, prevenir infeções que podem ser bastante perigosas para a saúde oral. Contudo, se não consultar o dentista a tempo de resolver o seu problema dentário, pode vir a sofrer de dores intensas, além de não conseguir evitar a extração do dente.

Como posso manter o meu dente saudável?

Desde que não descuide a sua higiene oral, escovando os dentes após cada refeição e utilizando o fio dentário pelo menos uma vez por dia, o seu dente tratado irá durar muitos anos. A vantagem dos tratamentos associados à endodontia é que permitem salvar os dentes, prevenindo a sua extração. Não se preocupe com o processo, o problema fica resolvido, em casos normais, com uma ou duas consultas.

A melhor forma de manter o seu sorriso saudável, é cuidar da sua saúde oral e visitar o dentista regularmente.

Marque já a sua consulta de avaliação oral!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.