Boca saudável, gravidez tranquila!

Boca saudável, gravidez tranquila!

Boca saudável, gravidez tranquila

É sabido que durante a gravidez a vigilância deve ser redobrada sobretudo ao nível da saúde.

No entanto, este “estado de graça” muitas vezes é apenas associado à prevenção de certas doenças e ao cuidado com alguns sintomas, fazendo com que em alguns casos a saúde oral seja colocada em segundo plano. Assim, durante este período as mulheres ficam mais vulneráveis aos problemas da boca devido ao aumento das quantidades de hormonas.

Na gravidez há ainda uma redução da capacidade gástrica, uma espécie de “suco” que contribui para o processo de digestão (principal causa de enjoos e náuseas). Por consequência, isso prejudica os esmaltes dos dentes e facilita o surgimento de cáries e outros problemas bucais como por exemplo a doença periodontal. Esta doença pode causar vários prejuízos como por exemplo a pré-eclampsia ou aumento da pressão arterial.

Sabia que aproximadamente 18% das mortes maternas durante a gravidez são atribuídas a complicações da pré-eclampsia?

Para todas as mulheres que estão a pensar em engravidar, o melhor a fazer é marcarem um check-up com o seu dentista para avaliar o estado da sua saúde oral. Uma higiene oral adequada, a utilização diária do fio dentário, uma alimentação equilibrada e visitas periódicas ao dentista são medidas que ajudam a reduzir os problemas dentários que acompanham a gravidez.

Mas no caso de engravidar, é possível fazer qualquer tratamento dentário?

Sim. Mesmo que necessite de anestesia. Uma infeção oral é mais prejudicial para o bebé do que o tratamento dentário. As consultas devem ser de curta duração preferencialmente de manhã, sendo mais indicado o segundo trimestre da gestação.

Se existir dor, qual a medicação que pode ser tomada?

Por prevenção, a grávida deve consultar um Médico Dentista para que lhe seja prescrita medicação ou efetuados os tratamentos dentários adequados que solucionem a situação dolorosa. Nunca se deve automedicar.

Seja feliz, cuide de si e do seu bebé!

Swiss Dental Services

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.