Espaço Entrevista – “Cirurgia de colocação de Implantes Dentários”

Espaço Entrevista – “Cirurgia de colocação de Implantes Dentários”

Implantes Dentários

De forma a tornar o nosso blog ainda mais próximo dos nossos leitores, decidimos que uma vez por mês, faremos entrevistas a elementos da equipa médica Swiss Dental Services, com o intuito de obter testemunhos de quem muda vidas e sorrisos diariamente. Fique atento!

Começamos esta rúbrica com o tema, “Cirurgia de colocação de Implantes Dentários”!

Neste artigo temos então um depoimento de um dos nossos médicos dentistas.

Pergunta: Desde já um agradecimento por conceder esta pequena entrevista! Enquanto especialista em Implantes Dentários, por norma, qual é a primeira pergunta que os pacientes lhe fazem?
Resposta: (Risos) A primeira é sempre se o procedimento vai causar alguma dor. Todos os pacientes perguntam se vão sentir alguma coisa. Desde o início do processo que é importante criar uma relação com o paciente, e tendo em conta que a cirurgia é uma intervenção totalmente indolor, é fundamental transmitir essa mensagem de forma a acalmar o paciente e estabilizá-lo emocionalmente.

P: Imagino que uma das outras questões colocadas será o tempo de recuperação. Qual é o tempo médio de recuperação depois de uma cirurgia de colocação de implantes dentários?
R: O tempo de recuperação vai sempre depender de caso para caso. Dependendo da sua complexidade, estado da estrutura óssea, cicatrização, entre outros fatores. Contudo, em média demora entre duas a três semanas a primeira fase de recuperação. Mas volto a reforçar, vai depender de paciente para paciente!

P: Relativamente à durabilidade dos Implantes Dentários. Qual é o tempo de vida de um Implante Dentário?
R: Os Implantes bem sucedidos são aqueles que são mantidos e idealizados para durar o resto da vida dos pacientes. Contudo, é preciso preciso realizar consultas regulares ao dentista de forma a que este faça uma avaliação ao implante.

P: E a Alimentação? Quais são os cuidados a ter pós cirurgia?
R: O período pós cirúrgico é muito importante, uma boa alimentação é fundamental para reforçar o organismo, de forma a que este fique forte para evitar infeções e inflamações, promovendo uma rápida regeneração e cicatrização dos tecidos.

Recomendamos que nos primeiros dias cerca de 5 a 7 dias devem ser todos frios ou no máximo mornos, pois ajudam a reduzir possíveis inchaços, alimentos quentes ou ácidos podem iniciar um quadro doloroso.

P: Por fim, uma última questão, e o aspeto? Os pacientes ficam realmente com os dentes e o sorriso que sempre desejaram?
R: Na verdade, os Implantes Dentários são a opção mais parecida com um dente natural. Acabam por ser uma nova vida para a saúde oral do paciente. Por vezes, ouvimos, “Sr. Doutor, às  vezes até me esqueço que tenho implantes, nem distingo a diferença entre um Implante e o resto dos meus dentes”. É uma das grandes vantagens deste tipo de intervenção, é a naturalidade do processo.

Ficamos por aqui. Resta-nos agradecer ao elemento da nossa equipa médica pelo seu tempo. Já sabe, mensalmente iremos abordar novos temas, trazendo outros intervenientes a esta rúbrica.

Fique atento ao seu blog de referência no mundo da Saúde Oral!

Equipa Swiss Dental Services

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.