Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

Deficiência

Criado em 1992 pelas Nações Unidas, dia 3 de dezembro celebrou-se o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. Pretende-se com ele promover uma maior compreensão dos assuntos relacionados com a deficiência e a defesa dos seus direitos.

Uma das situações que mais nos preocupa relativamente a este tema é capacitação de todas as pessoas com as ferramentas. e as condições necessárias para terem uma saúde oral de excelência.

Com o objetivo de garantir que todos tenham uma boa saúde oral, as pessoas com deficiência precisam de ter uma abordagem um pouco diferente. De acordo com o tipo de incapacidade, é necessário adaptar algumas das ferramentas e a utilização das mesmas.

As deficiências e a Saúde Oral

As deficiências de desenvolvimento, como o autismo ou a paralisia cerebral, apresentam os primeiros sintomas durante a infância. Porém, vão estar presentes durante toda a sua vida.

Essas deficiências, assim como muitas outras, afetam o corpo e as habilidades das pessoas, condicionando o seu dia-a-dia. Depois vão influenciar a saúde no geral e a saúde oral não é exceção.

Barreiras à saúde oral

A prestação de cuidados de saúde oral a pacientes com deficiência é algo que não está isento de desafios e algumas barreiras. Um deles, talvez o principal, é o desconhecimento de algumas deficiências por parte das pessoas. Essa falta de informação faz com que os pacientes sintam algum constrangimento em visitar o dentista por acharem que não existe solução para o seu problema.

De forma a assegurar o melhor tratamento possível, existe uma preocupação em tratar cada paciente de forma individualizada. Desse modo, é possível atendar às necessidades específicas de cada pessoa, com vista à sua satisfação e ao seu bem-estar físico e psicológico.

O cuidado diário com a sua saúde oral é essencial e nunca deve ser ignorado, independentemente da sua condição.

Visite regularmente o seu dentista e esteja atento à sua saúde!

Agendar Consulta

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.