Dia do idoso: Como a Swiss Dental Services contribui para a saúde oral na terceira idade

Dia do idoso: Como a Swiss Dental Services contribui para a saúde oral na terceira idade

Não é novidade que, conforme envelhecemos, alguns cuidados com a saúde merecem mais a nossa atenção e é claro que com a saúde oral não deve ser diferente. Como os nossos dentes são necessários durante toda a nossa vida, desde a nossa infância, é essencial cuidar muito bem deles.  Até mesmo quem escova os dentes e usa fio dentário regularmente, pode ter alguns problemas específicos.

E além do cuidado com os dentes naturais, fique a saber que em caso de próteses ou Implantes Dentários, também é necessário higienizar e ir ao médico dentista com regularidade. Saiba mais!

Problemas comuns na saúde oral dos idosos

Além da perda dentária, as cáries e os problemas com a raiz dos dentes são mais comuns em pessoas da terceira idade. Por isso, é importante escovar com uma pasta dentífrica que contenha flúor, usar fio dentário todos os dias e não deixar de ir ao médico dentista.

Outra queixa bastante comum é a sensibilidade, que se pode agravar com a idade. Com o passar do tempo é normal haver retração gengival que expõe áreas do dente que não estão protegidas pelo esmalte dental.

Estas áreas podem ser particularmente dolorosas quando atingidas por alimentos e bebidas quentes ou frias. Nos casos mais severos, pode ocorrer sensibilidade com relação ao ar frio e a alimentos e líquidos doces ou amargos. Quando os dentes apresentam muita sensibilidade, é indicado usar uma pasta dentífrica apropriada. Se mesmo assim o problema persistir, consulte o médico dentista, pois esta sensibilidade pode indicar a existência de um problema mais sério, como, por exemplo, uma cárie ou um dente fraturado.

As pessoas mais velhas queixam-se também de boca seca com frequência. Este problema pode ser causado por medicamentos ou por outros distúrbios de saúde. Se não for um problema tratado, pode prejudicar os seus dentes. O seu médico dentista pode recomendar vários métodos para manter a sua boca mais húmida, como tratamentos ou medicamentos adequados para evitar a boca seca.

Implantes Dentários para voltar a sorrir na terceira idade

Está mais que comprovado que possuir dentes saudáveis evita vários problemas e transtornos na saúde em geral. Além da visita ao dentista regularmente, para evitar várias doenças, muitos idosos vão até o médico dentista à procura de próteses removíveis ou Implantes Dentários

O tratamento de Implantes Dentários na terceira idade traz uma série de benefícios, desde a questão da saúde até ao convívio social. Vai melhorar a fala e devolver a sua função mastigatória. Ao alimentar-se melhor, pode evitar muitas doenças comuns nessa fase da vida. Além disso, permite ainda sorrir sem ter vergonha dos dentes, aumentando a autoestima. Deixará de uma vez por todas o receio de participar de eventos sociais ou de tirar uma fotografia com a família ou amigos.

Outro ponto é que, ao contrário das próteses removíveis, os Implantes Dentários são estáveis, ou seja, não há risco de se movimentarem na boca, o que traz mais segurança ao paciente. Além disso, o paciente não sofre com aftas ou outros incómodos por problemas de encaixe.

Os Implantes Dentários para a terceira idade são indicados para todos que querem ter um sorriso bonito e voltar a mastigar e falar normalmente. 

Como a Swiss Dental Services contribui para um sorriso na terceira idade

O nosso objetivo é estarmos o mais próximo possível dos nossos pacientes e, por isso, temos várias Clínicas espalhadas por todo o território nacional. Além de Portugal, contamos também com duas clínicas, em Londres e Paris, permitindo que pacientes dos mais diversos cantos da Europa tenham acesso a tratamentos dentários de excelência na área da Implantologia.

Oferecemos consultas de avaliação oral sem custos, para que possa saber, ao certo, quais são as suas necessidades e como pode tratar da sua saúde oral. Não custa nada, só precisa de partilhar os seus dados connosco e esperar pelo nosso contacto, para que possamos marcar a consulta para o dia e hora que lhe sejam mais convenientes.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.