Quantos são e como se chamam os dentes?

Quantos são e como se chamam os dentes?

dentes

Ter dentes bonitos e saudáveis é sinónimo de uma boa higiene oral e a garantia de um sorriso magnífico, sem complexos. Mas, a não ser que nos estejam a doer ou na hora de os lavar, raramente paramos para pensar nos nossos dentes.

Mas cada dente tem uma função específica na mastigação, a ausência de apenas um dente causam problemas graves ao processo digestivo. A pessoa que não mastiga bem, engole pedaços maiores de alimentos, sendo mais difíceis de serem digeridos, sobrecarregando o estômago. Consequentemente, isso causa azia, refluxo, gastrite e outros problemas gastro-intestinais.

O enfraquecimento dos dentes devido a traumas (acidentes) ou à perda óssea, são fatores que agravam esta situação, abrangendo principalmente as pessoas com mais idade.

É comum o paciente tentar compensar a falta de um determinado grupo de dentes, forçando mais a mandíbula ou mastigando apenas de um lado, o que causa a chamada mordida torta. As consequências são dores de cabeça, dores musculares na região do pescoço e desgaste dos dentes.

Vamos então ficar a conhecer os tipos de dentes e as suas funções.

  1. Incisivos: temos 8 dentes incisivos, localizados no meio da boca, 4 na linha superior e 4 na linha inferior; estes dentes são maioritariamente utilizados para cortar.

Localizados na região anterior, os incisivos  são os responsáveis pelo contato inicial com todo o alimento que ingerimos. Apresentam uma estrutura afiada, para poderem cortar durante a mastigação. São os primeiros a crescer na boca humana, aparecendo na criança dos seis aos nove meses. Exercem um importante papel funcional na mastigação, estética facial e fala.

Caninos: temos 4 dentes caninos, que são os dentes pontiagudos localizados ao lado dos dentes incisivos. 

Pontiagudos e em forma de lança, os caninos são os mais fortes da boca. Temos 2 em cima e 2 em baixo e são utilizados principalmente para rasgar alimentos.

Posteriormente passam para o processo de trituração realizado pelos outros dentes.

  1. Pré-molares: temos 8 dentes pré-molares, localizados entre os dentes caninos e os dentes molares.

Com 4 na linha superior e 4 na linha inferior; estes dentes são geralmente utilizados para trituração dos alimentos.

São eles os responsáveis por esmagar e moer a comida. Essa estrutura está dividida em primeiro pré-molar e segundo pré-molar, organizados por ordem crescente.

  1. Molares: temos 8 dentes molares, localizados no fundo da boca, sendo que 4 se localizam em cima e 4 em baixo. Bastante lisos, são utilizados para triturar e mastigar os alimentos.

Os molares são responsáveis por moer os alimentos e transforma-los em pequenos pedaços para que estejam prontos para a digestão. Graças a essa importante função, eles são um dos primeiros dentes permanentes a aparecer na nossa arcada dentária.

Por volta dos seis anos de idade, desenvolvemos completamente os molares. Eles não possuem antecessores “de leite”. Quando aparecem na boca, erupcionam atrás do último dente de leite.

Sisos: por norma, são 4 os dentes do siso, mas nem todas as pessoas os têm ou então não têm os quatro.

Também conhecidos como os terceiros molares, são os últimos a nascer e geralmente estes dentes são extraídos, para que não perturbam o alinhamento dos restantes dentes e maxilares.

Estamos cá para a ajudar. Qualquer dúvida contacte-nos através do nosso facebook ou do 800 282 282 (linha gratuita)

 www.swissdentalservices.com 

5 Replies to “Quantos são e como se chamam os dentes?”

    1. Olá Evelin,
      Obrigado pelo seu comentário.

      O primeiro conjunto de dentes denomina-se “dentes decíduo”. No entanto, são conhecidos popularmente por “dentes de leite”.

      Para marcar uma consultar de avaliação, sem custos, poderá fazer a sua inscrição aqui, que a nossa equipa irá contactá-la.

      Até breve!

      Obrigada.

      Cumprimentos,
      Susana
      Equipa Swiss Dental Services

    1. Bom dia Sidnei,

      Muito obrigado pelo seu comentário!

      A nossa missão é mesmo esta, ajudar todos aqueles que procuram saber mais sobre Saúde Oral.

      Cumprimentos,
      Susana,
      Equipa Swiss Dental Services

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.