Dente partido no verão? Saiba o que fazer!

Dente partido no verão? Saiba o que fazer!

Algumas pessoas já passaram pela aflição de ter um dente partido, a experiência é desagradável e pode ocorrer inclusive durante as refeições.

É verão, tempo de sorrir, e o que fazer se uma situação destas acontecer? Seja em que idade for, este problema possui solução e é sobre isso que vamos falar.

Dente partido: quais as possíveis causas?

Um dente pode partir-se devido a um trauma ou queda, principalmente na infância e adolescência. Mas, quando se fala num dente partido num adulto, esta situação pode dever-se a outros motivos.

Na idade adulta, a fratura pode ocorrer durante a prática de desportos radicais e de contato físico, como as artes marciais, uma das atividades físicas comuns no verão.

Mas, também pode ter um dente partido devido a um problema de posicionamento incorreto da sua arcada dentária ou até devido a um problema de bruxismo – o hábito de pressionar e ranger os dentes.

Além destas causas, uma simples cárie, quando não tratada, pode evoluir ao ponto de fazer uma fratura no dente. Se a cárie for profunda, por exemplo, pode haver um comprometimento de grande parte da coroa dentária. Em alguns casos, até o contato entre dentes em que a força não é absorvida de maneira correta, pode provocar uma fratura.

E se perdeu um ou mais dentes e não resolveu o problema com Implantes Dentários, isso pode traduzir-se numa sobrecarga dentes restantes, causando assim uma fratura no dente.

Tipos de dentes partidos

Existem dois tipos de fratura dentária: as coronárias e as radiculares. Os nomes podem parecer estranhos, mas são fáceis de compreender. As coronárias são as que não afetam a raiz do dente, e as radiculares são exatamente as que sofrem algum dano neste sentido.

Já no caso das fraturas radiculares, por afetarem a raiz – que atua na sustentação do dente -, a solução é extrair o que ficou do dente e seguir para um tratamento com Implantes Dentários, cujo resultado acaba por ser semelhante a ter um dente natural. Além disso, este procedimento melhora a aparência.

Conheça os tipos de tratamento para restauração de um dente partido

Para cada caso, existe um tratamento. O principal é não adiar a situação quando se tem um dente partido. Quem vai definir o tipo de tratamento ideal para cada caso é o médico dentista. 

Se a fratura é pequena ou média e há estrutura para uma recuperação do dente através de uma restauração, o médico dentista pode realizar um procedimento que preenche a parte partida com material específico para restaurações. Este tipo de ação devolve ao dente o seu formato e restaura a sua função de mastigação.

Restauração direta, indireta e coroa

Apesar da restauração ser um procedimento simples, esta pode ser dividida em duas etapas, podendo ser classificada como restauração  direta ou indireta.

E qual a grande diferença? É que na direta o médico dentista realiza o procedimento através da colocação de um produto que recupera a forma do dente, ou seja, é rápida e simples, pois utiliza apenas materiais que já estão no consultório.

Já na restauração indireta, o profissional pode utilizar outro tipo de material, como uma prótese. Neste caso, a prótese é feita em laboratório e serve como se fosse um complemento ao dente. 

Mas, se a fratura for muito grande, poderá ainda recorrer à utilização da chamada “coroa”. Uma coroa é um material que reproduz a forma do dente e também a sua função original. 

Partiu o dente? Recupere-o antes que o perca de vez!

Se está com um dente partido é preciso recuperá-lo antes que a situação evolua e chegue ao ponto de poder vir a perder o dente. Para este tipo de problema é importante que procure ajuda profissional que ajude na recuperação do seu dente: a Swiss Dental Services é empresa com mais de 10 anos de atuação no mercado e mais de 40.000 casos de sucesso.

Se o seu caso exigir, por exemplo, um tratamento de endodontia, que também é conhecido como “tratamento do canal radicular” ou desvitalização, a empresa possui profissionais qualificados e uma estrutura preparada para atendê-lo com conforto e segurança. Ou seja, pode salvar o seu dente e o seu sorriso estará pronto para o verão. Na Swiss Dental Services pode agendar uma avaliação oral sem custos e, desta forma, poderá aproveitar o verão com um sorriso no rosto e sem um dente partido, claro!

 

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.