Cuidados Pós Reabilitação Oral

Cuidados Pós Reabilitação Oral

É cada vez maior o número de portugueses que opta pela colocação de implantes dentários para substituição de um ou mais dentes perdidos. No entanto, é necessário adoptar vários cuidados pós-cirurgia e pós-reabilitação sobre implantes de forma a garantir a sua durabilidade. É por isso importante perceber que tipo de cuidados imediatos e a longo prazo é que são necessários após a colocação de implantes dentários, e qual o papel do paciente ao longo deste processo.  

Antes de citar quais os cuidados imediatos a ter após a cirurgia, é importante explicar porque é que o paciente deverá ter determinado tipo de cuidados pós-reabilitação sobre implantes. Depois de serem colocados os implantes no osso maxilar, tem de haver um período de osteointegração, ou seja, de integração do implante no osso. Esse período dura entre 4 a 6 meses tanto para casos de implantes unitários como para reabilitações totais.

Durante este período o paciente utiliza uma prótese provisória fixa ao implante antes de ser colocada a prótese definitiva. Em ambos os casos, tanto com a prótese provisória como depois com a prótese definitiva, é necessário adoptar algumas medidas preventivas: na primeira fase porque a prótese provisória é bastante frágil e depois com a prótese definitiva porque é necessária a manutenção da prótese fixa para que esta tenha durabilidade.

 

Cuidados Pós-Cirurgia

Após a cirurgia propriamente dita, são necessários cuidados imediatos para ajudar a acelerar o processo de cicatrização:

  • Colocar um saquinho de gelo na área intervencionada durante 30 min. O gelo ajuda a reduzir o edema.
  • Não fazer bochechos com água ou outro medicamento.
  • Fazer a higiene oral normalmente, escovando os dentes sem tocar na área intervencionada.
  • Não ingerir alimentos sólidos e quentes, apenas alimentos moles e mornos ou frios.
  • Evitar fazer esforço físico e expor-se ao sol. Deve descansar com a cabeça elevada, com a ajuda de duas almofadas.
  • Não fumar
  • Não ingerir bebidas alcóolicas

 O papel do paciente

Após a cirurgia tem de ser feita uma consciencialização do paciente para a higienização, porque maioritariamente são pacientes que perderam os dentes devido a uma higiene oral inadequada, que posteriormente provou cáries e outros problemas que culminaram na perda dentária.

É necessário alertar que este tratamento está inserido em tecidos naturais e que se este não tomar as devidas precauções no que respeita à higienização da boca, também pode perder os dentes artificiais. Se tivermos placa bacteriana à volta da ‘cabeça’ do implante essas bactérias vão entrando em actividade e vão invadindo a superfície gengival, levando à entrada de bactérias no espaço entre a gengiva e o dente, destruindo assim o osso. Por conseguinte, perde-se o implante por falta de inserção.

Ao adotar cuidados reforçados o paciente está a contribuir para o processo de cicatrização e para o sucesso a longo prazo dos seus implantes.

Manutenção Pós-Implantes

Nos primeiros 6 meses após a cirurgia e também após este período, é importante que o paciente continue a efetuar uma boa higienização oral e que visite o dentista regularmente. Nos casos de reabilitação total o que aconselhamos os pacientes a fazer é usar o irrigador, em casa, para higienização. O irrigador consiste num pequeno aparelho que emite um jato de água e que deve ser utilizado antes da escovagem em toda a extensão da prótese. Contudo, existem sempre áreas onde pequenas quantidades de alimentos se vão depositando e que, devido a menos destreza por parte dos pacientes no uso do jato, devem ser higienizadas.

Neste sentido, é importante que o paciente faça consultas de manutenção, não só para higienização da boca como para ver se a nível ósseo está a ser feita uma boa integração dos implantes.

Ficou esclarecido sobre os cuidados pós-reabilitação?

Marque já a sua consulta de avaliação!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.