Como melhorar a sua vida agora, para ter um futuro melhor

Como melhorar a sua vida agora, para ter um futuro melhor

Já parou para pensar que hoje em dia usufrui de coisas boas como consequência de escolhas que fez no passado, talvez há 2 anos, 5 ou até há 10 anos atrás? Seja o sucesso que alcançou na sua profissão, uma grande mudança na sua vida, na sua saúde, a compra de um imóvel, ou até o início ou o fim de um relacionamento… O que importa é que uma decisão tomada na hora certa reflete-se no seu dia de hoje e também no seu futuro. Por isso, veja como pode ter um futuro feliz, com um sorriso de dar inveja.

Prepare-se para ter um futuro melhor

Por vezes, adiamos decisões, evitamos fazer escolhas para não termos responsabilidades, para não sairmos da nossa zona de conforto, ou por medo do que está para vir. Mas o medo do desconhecido pode-nos paralisar e deixar sempre no mesmo lugar.

Por isso, selecionámos algumas dicas simples que o vão ajudar a ter um olhar mais atento às pequenas coisas do dia-a-dia e a preparar o seu percurso para os próximos anos.

 

8 pontos a ter em atenção, para ter uma vida melhor no futuro

1 – Conhecimento: uma pessoa que é ávida por informação está sempre a par de tudo o que acontece. Institua na sua rotina o hábito da procurar informação nas diferentes áreas do seu interesse, através de livros, vídeos, filmes, eventos. Seja por uma questão de evolução pessoal, profissional, culinária, política, desporto, arte, geografia ou investimentos, o mais importante é que “absorva” conhecimentos e amplie a sua visão e opinião sobre as mais variadas vertentes. Vai tornar-se numa pessoa que todos querem ter por perto, tal será a sua facilidade em conversar e trocar ideias sobre tudo o que o cerca. Para além disso, estará preparado para tomar sempre decisões com segurança. Aprender deve fazer sempre parte da sua vida.

2 – Carreira: se deseja progredir na sua carreira, ser promovido, obter reconhecimento e um aumento de ordenado, de acordo com as suas capacidades, precisa de aperfeiçoar as suas competências com frequência. Faça cursos de línguas, complementares à sua atividade profissional e veja a probabilidade de evoluir na sua área a aumentar. Se está desanimado com o seu trabalho, não se esqueça de que pode investir numa nova área e projetar o seu futuro num sentido diferente do que tem seguido até aqui.

3 – Saúde do corpo: cuidar do seu corpo e da sua integridade física no geral são formas de ter uma maior disposição para realizar tarefas diárias, e também para aproveitar momentos de lazer e descanso. Portanto, se ainda não pratica exercício físico, para que o corpo se mantenha ativo, está na hora de começar. Experimente adotar uma alimentação mais equilibrada e rica em nutrientes, evite o consumo de álcool e tabaco, entre outras atitudes prejudiciais para o corpo. Para além disso, o controlo periódico através de exames e as visitas regulares ao médico são bons aliados. Prevenir é mais fácil do que remediar. Veja aqui alguns cuidados que pode adotar.

Quando falamos em saúde do corpo, não se trata apenas da mobilidade e da alimentação. Os olhos, a pele, a boca e as outras partes do corpo necessitam de igual atenção.

4 – Saúde mental: não tenha preguiça de pensar. Exercite sempre o seu cérebro com coisas simples do dia-a-dia, como jogos, cálculos rápidos, tentando memorizar uma lista de compras, fazendo as coisas com mais consciência e atenção. A leitura é um excelente método, assim como jogos de palavras cruzadas e testes lógicos. Não se esqueça que momentos de descontração e de lazer são ideais para se livrar do stress, acalmar a mente, organizar os pensamentos e seguir na direção dos seus objetivos. A meditação, o ioga, passeios ao ar livre e até aprender outras habilidades são excelentes para manter a mente em perfeito estado. Damos algumas dicas aqui.

5 – Finanças (gerir bem o dinheiro): devemos saber quais são as boas alturas para fazer investimentos que nos podem dar mais segurança financeira ao longo da vida. Assim, podem ser criados negócios que nos dêem um bom retorno financeiro. Mas a precaução também é necessária, porque não somos jovens para sempre e devemos estar prevenidos, para estarmos seguros para as necessidades do futuro. Poupar com frequência, por pouco que seja, é aconselhável e também permite que concretizemos sonhos ou resolvamos alguma questão de saúde ou habitação que se apresente nos anos seguintes. Use os seus recursos com sabedoria e moderação, para que o dinheiro seja uma mais valia, e nunca uma preocupação. Se tem dinheiro de sobra, usufrua dele com discernimento e aproveite a estabilidade para realizar os seus sonhos.

6 – Construir e manter relacionamentos: ninguém vive sozinho. Parentes distantes, familiares próximos, vizinhos, amigos, cônjuges, filhos… existem inúmeros tipos de relacionamentos! A convivência com essas pessoas é saudável porque ensinamos e aprendemos e evoluímos enquanto sociedade. Aceitar os outros como são, aceitarmo-nos a nós próprios e fazermos correções ao longo da nossa vida são qualidades indispensáveis e que no futuro trarão bons frutos. Seja maleável e resiliente, pondere bem em cada situação antes de se expressar, permita-se mudar quando necessário, perdoe, aprenda com os outros, julgue menos, e vai ver que a vida retribui tudo aquilo que der.

7 – Não se conforme: nunca, em hipótese alguma, em nenhum dia da sua vida, pense que já fez tudo o que devia, ou que já viveu tudo que tinha para viver, nem se convença de que alcançou tudo que podia desejar e ter na vida. Sonhe: mas mais do que sonhar alto, sonhe sempre.

Continue a aprender coisas novas, a aperfeiçoar habilidades, a conhecer sítios novos, a saborear comidas diferentes, a realizar sonhos audaciosos, a alcançar metas que pareçam ser impossíveis. Desafie-se a ser melhor, a superar medos, a inovar, a transformar-se. A nossa melhor versão está sempre para vir!

 

Sorria mais e melhore o seu futuro!

Para que esteja preparado para ter um futuro melhor, comece a agora mesmo a sorrir mais.

8 – Sorria: para além de ser o nosso cartão de visita, literalmente estampado na cara, sorrir é um remédio para o corpo e para a alma (a nossa e a dos que estão à nossa volta). Por isso, sinta-se leve, veja a beleza nas pequenas coisas, nos momentos simples, nas conquistas do dia-a-dia, que são degraus para um futuro melhor e mais feliz. Saboreie a sua trajetória com um sorriso no rosto e veja como esta simples atitude nos faz sentir tão bem, como abre portas, como quebra barreiras e faz com que a vida seja melhor.

Por vezes, a nossa saúde oral encontra-se debilitada, fazendo com que a nossa autoestima, segurança e conforto sejam pontos de atenção, pois estamos em conflito. Quando percebemos que os cuidados que temos hoje se vão refletir na nossa vida, no futuro, torna-se claro que todos os sintomas devem ser respeitados, averiguados e tratados. 

Como a saúde oral afeta o nosso futuro

O tempo: uma pessoa com a saúde oral prejudicada abre portas para outras doenças que afetam todo o corpo, porque a alimentação fica condicionada, ingere-se menos alimentos nutritivos e o corpo fica debilitado e fraco, sendo um alvo fácil para outros problemas de saúde. Também pode afetar a autoestima, a forma como convive em sociedade, as suas relações pessoais e de trabalho.

Não queremos alarmar, mas apenas orientar, para que todos percebam a importância do seu sorriso e da sua saúde oral, vigiando-a constantemente, prestando atenção a sinais como sangramentos, mobilidade e dor dentária, desnutrição, depressão e outros problemas que um sorriso descuidado pode causar.

Ao prevenir e tratar numa fase precoce qualquer sintoma dentário, garante uma aparência sempre bonita, espalhando sorrisos saudáveis e bem cuidados, hoje, amanhã e num futuro próximo.

Esperamos que estas dicas tenham algum efeito positivo na sua forma de encarar a vida e de se preparar para os próximos anos, deixando-o mais motivado e preparado para ter um futuro melhor.

E, caso perceba que tem evitado sorrir, devido a algum problema com os seus dentes, saiba que a solução está ao seu alcance e é mais acessível do que pode imaginar. Informe-se aqui sobre os tratamentos que a Swiss Dental Services oferece e tenha um sorriso sempre cuidado e bem preparado para todas as etapas da sua vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.