Como eliminar o mau hálito?

Como eliminar o mau hálito?

como eliminar o mau hálito

O mau hálito, também conhecido como halitose, é normalmente causado por maus hábitos na higiene oral, infeções na boca, consumo de tabaco e álcool, ou de alimentos muito condimentados. Outras causas incluem boca seca, infeções respiratórias, doenças sistémicas como a diabetes, doenças dos rins, fígado e pulmões e problemas gastrointestinais, que podem incluir refluxo gástrico e outros problemas de digestão.

 

Como posso saber se tenho mau hálito?

Muitas pessoas pensam que têm mau hálito, mas na verdade não têm. Embora se possa fazer um teste para detetar a presença de enxofre, normalmente os médicos dentistas avaliam a situação com base no odor oral. Se houver mau hálito, verifica-se se há cáries ou doenças periodontais. Geralmente, o tratamento desses problemas acaba com o mau hálito.

 

O que provoca o mau hálito?

Uma das principais causas do mau hálito é a acumulação de bactérias na boca. O mau hálito pode ser incómodo, mas, felizmente, uma vez identificadas as causas, pode ser iniciado um tratamento. Conheça as principais causas do mau hálito:

 

Causas orais

  • Cáries
  • Periodontite
  • Gengivite
  • Boca Seca

 

Causas extras orais

  • Insuficiência renal
  • Descontrolo da diabetes
  • Stress
  • Refluxo gastroesofágico
  • Consumo de água insuficiente

 

Como eliminar o mau hálito?

Depois de conhecer a causa do seu mau hálito, pode começar a tomar as medidas necessárias para que este fique mais fresco.

 

Procure um médico dentista

O primeiro passo para eliminar o mau hálito é perceber por que motivo tem este problema. Comece por visitar o médico dentista para eliminar hipóteses como a higiene ou outro problema oral.

Se for esse o caso, o tratamento adequado resolverá a situação e irá devolver-lhe a sensação de hálito fresco. Caso contrário, o médico dentista deve sugerir a visita a outro(s) especialistas, para que descubra se a halitose é provocada por algum dos outros problemas mencionados acima.

 

A higienização oral

A escovagem dos dentes é sempre importante, mas neste caso ainda é mais. Faça a higienização após cada refeição e siga estas dicas:

  • Escove os dentes com mais calma, dando a mesma atenção a todas as superfícies dentárias;
  • Troque a sua escova a cada três meses, para que tenha sempre uma em boas condições e que seja eficiente;
  • Raspe a língua sempre que fizer a sua higiene oral, porque o que fica acumulado nela também causa mau hálito;
  • Use produtos de boa qualidade, como uma pasta de dentes que seja recomendada pelo seu médico dentista;
  • Utilize fio dentário e elixir oral, sempre que o seu médico dentista o recomendar.

mulher escovando a língua para evitar o mau hálito

Bebidas

Hidrate-se bebendo água durante o dia. Limite a ingestão de café, bebidas doces ou alcoólicas, que são conhecidos por causar mau hálito.

 

Alimentação adequada

Alimentos com mais fibras também ajudam na higienização oral. É o caso das maçãs, da cenoura e do pepino, que, para ajudar na eliminação de bactérias, devem ser ingeridos crus.

Já os alimentos muito gordurosos e com cheiros fortes, além dos que são ricos em proteínas, podem dar origem a mau hálito. Desta forma, pode ser interessante reduzir a ingestão de cebola, alho, carne e queijo amarelo.

 

Conclusão

Como vimos, a forma mais simples de evitar problemas de saúde oral é apostar na prevenção, através de uma boa rotina de higiene oral, para evitar a acumulação de placa bacteriana e o consequente desenvolvimento de cáries ou de outras doenças orais.

É importante cumprir cuidados básicos, tais como escovagens diárias, utilização do fio dentário e visitas ao médico dentista de 6 em 6 meses como forma de prevenção.

Não se esqueça de marcar uma consulta assim que sinta algum incómodo, inchaço ou dor na boca. Desta forma, mantém-se longe dos abcessos e a sua saúde oral agradece! Aproveite já para fazer uma avaliação sem custos nas nossas clínicas!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.