Usar chupeta deforma a boca?

Usar chupeta deforma a boca?

chupeta

Com certeza que já ouviu várias pessoas dizerem que o uso da chupeta, durante muitos anos, danifica os maxilares e os dentes,  provocando danos na boca.

As crianças que usam chupeta até à troca dos dentes de leite, geralmente precisam de usar aparelho ortodôntico. Outro efeito deste mau hábito é a má posição da língua, que acaba por causar problemas na deglutição e na fala.

O uso da chupeta estimula o crescimento anormal do osso palato, ou seja, do céu-da-boca. Evite que o seu filho use a chupeta durante muito tempo, pois este hábito em demasia poderá trazer consequências que demoram tempo a ser solucionadas.

Todavia, os bebés que a utilizam até aos 3 anos de idade não vão sofrer deste tipo de anomalia.

A partir dos dois anos  deve começar a habituar o seu filho a não utilizar chupeta ou chupar o dedo, para que, quando chegar aos 3 anos, não sinta a necessidade de utilizar nenhum dos dois. Quanto mais cedo ele acostumar-se a não ter esta “mania” mais fácil será numa fase posterior.

Como habituar o seu filho a deixar a chupeta?

Um dos truques é dar a chupeta ao seu filho apenas em momentos mais críticos ou durante o período da noite.

Outro aspeto fundamental é não colocar algo doce na chupeta do seu bebé, como o mel ou açúcar, por exemplo. Para além de criar uma espécie de habituação ajuda no desenvolvimento de cáries.

Tenha atenção aos pormenores no que respeita à saúde do seu filho, pois um dia mais tarde poderão fazer toda a diferença.

www.swissdentalservices.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.