A saúde oral ao longo da vida

A saúde oral ao longo da vida

Começamos desde pequenos a aprender a lidar com a perda dentária. Senão vejamos: quando nos caem os primeiros dentes ou quando na idade adulta, temos de fazer face a algum problema dentário cuja solução passa pela extração do dente.

A forma como cuidamos dos dentes ao longo da nossa vida e a importância que damos à saúde oral, vão refletir-se, assim, na terceira idade. Por isso, cuide da sua saúde oral no presente e o seu sorriso irá manter-se jovem e saudável durante uma vida inteira!

Que tipo de problemas dentários existem?

Grande parte dos problemas dentários que surgem com o avançar da idade tem origem na falta de higiene oral adequada. Problemas da gengiva, doença periodontal, cáries e infeções na boca que não são tratadas, podem levar à perda dentária.

 

 Quais as principais causas?

São vários os agentes externos que podem afetar os dentes. O tipo de alimentação atual, com prevalência para alimentos demasiado açucarados, assim como o tabaco e uma higiene oral deficitária estão no topo das causas dos principais problemas orais.

Basta uma cárie não tratada para evoluir para um dente partido deixando a polpa da raiz do dente vulnerável a inflamações. Se a infeção alastrar pode ser necessário recorrer a um tratamento de canal ou, em casos graves, ter de se extrair o dente.

A saúde oral piora com a idade?

Durante toda a vida, os nossos dentes habituaram-se a mastigar, trincar e roer  alimentos, o que provoca o desgaste do esmalte e pode interferir, mais tarde, na capacidade mastigatória. É por isso importante ter o acompanhamento regular do seu dentista.

Com o avançar da idade, a recessão da gengiva expõe o tecido mole da raiz do dente, o que o deixa mais vulnerável a desenvolver problemas como a doença periodontal.

A idade em si não é a causa do seu desenvolvimento mas os seus sintomas podem passar despercebidos durante décadas, o que leva a que piore mais tarde. A boa notícia é que a doença periodontal é tratável em qualquer idade!

É possível manter o sorriso jovem!

Um dos efeitos do envelhecimento na sua saúde oral relaciona-se com o desgaste do esmalte e o escurecimento dos dentes. Evitar o tabaco e a ingestão de bebidas com pigmentos como o café, o chá e o vinho branco pode ser uma boa opção.

O bem-estar da sua saúde oral está diretamente ligado à sua saúde no geral, pelo que a escovagem frequente, pelo menos duas vezes por dia, a utilização do fio dentário e as visitas regulares ao seu dentista irão contribuir para manter o seu sorriso saudável!

A sua saúde oral está em dia?

Marque uma consulta de avaliação!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.