A perda de dentes dificulta a absorção dos nutrientes?

A perda de dentes dificulta a absorção dos nutrientes?

Sabia que mastigar corretamente é benéfico para a sua saúde? A mastigação ajuda a que a absorção de todos os nutrientes de que o organismo necessita seja feita corretamente, mas também é responsável pelo início da digestão que, inclusive, começa na boca. Por isso, não importa apenas ingerirmos determinados alimentos, é preciso mastigá-los bem. Estes precisam de ser bem triturados, de forma a ajudar o organismo a absorver totalmente os nutrientes. Portanto, se sofre com a perda de dentes, pode ter desenvolvido problemas neste âmbito!

O que acontece durante a mastigação? É importante destacar que neste momento há liberação de saliva que, por sua vez, possui uma enzima digestiva: a ptialina. Esta ajuda a triturar parcialmente os alimentos, o que interfere diretamente na ação das enzimas digestivas do estômago e pâncreas. Sem mencionar o facto de a boca também ser responsável por criar várias ações de defesa que ajudam a melhorar a tolerância a alguns alimentos. Ou seja, a saliva é muito importante para a nossa higiene oral e através da sua ação anti-bacteriana.

A perda de dentes e a mastigação correta

Qual será a relação entre a perda de dentes e a mastigação? Os dentes e mastigação estão diretamente ligados porque são os dentes que concretizam esta função que permite que nos alimentemos. Mas há ainda a articulação da maníbula, que não é menos importante. E tudo isto é relevante para um bom funcionamento do organismo.

Mesmo não havendo um número de vezes estipulado para mastigar cada alimento que levamos à boca, quanto mais os alimentos forem triturados, maiores as hipóteses de os nutrientes de que o corpo necessita serem absorvidos. Se tem perda dentária, provavelmente tem mais dificuldade a triturar os alimentos, além de sobrecarregar outros dentes e de sentir desconforto quando se alimenta.

Alimentos mal triturados podem causar problemas de saúde

Engolir pedaços grandes de alimentos aumenta o esforço que o estômago fará para digerir os alimentos. Isso também pode causar outros desconfortos e até problemas de saúde. Estes são apenas alguns dos problemas que pode ter se praticar uma mastigação incorreta, seja pela perda de dentes ou por outro motivo:

  • Aftas
  • Dores de estômago
  • Distensão abdominal
  • Azia
  • Refluxo
  • Gases

Dificuldades de concentração, enxaquecas e até sonolência são sinais de que está a mastigar de forma errada ou insuficiente. Estes são alguns dos motivos que devem ser tidos em consideração para garantir de que tem a saúde oral em dia. E até a falta de um único dente pode parecer um problema menor, mas, como vê, não é assim tão simples, porque cada dente tem a sua função, pelo que a perda de dentes obriga a que os restantes assumam um “papel” que não é da sua competência. Consequentemente, o trabalho não será tão bem feito!

Quanto mais se mastiga, melhor

A mastigação é uma aliada da digestão e, quando é bem feita, promove uma maior sensação de saciedade. Quando os alimentos são triturados, a saliva amolece a comida, e isso ajuda a acelerar o processo de digestão. Além disso, para haver um equilíbrio na mastigação, é preciso que o alimento “circule” dentro da boca.

Quando mastiga apenas de um lado, devido à perda de dentes, por exemplo, pode estar a comprometer a assimetria funcional dos músculos do seu rosto e até os movimentos da mandíbula. Só por si, o ato de mastigar já é um ótimo exercício para a arcada dentária, porque exercita os ossos.

Os dentes têm funções específicas: entenda por que precisamos de cuidar bem deles

Não precisamos de cuidar bem dos dentes apenas para ter a saúde oral em dia ou para evitar a perda de dentes. Mas, principalmente, porque os nossos dentes têm funções específicas. Os dentes incisivos, que são os dentes da frente, são responsáveis pelo corte dos alimentos. Quem não sofre de perda dentária tem 4 dentes destes na arcada superior e outros 4 na inferior.

Além destes, existem os caninos que, ao todo, e partindo do princípio de que não se teve perda de dentes, são quatro. Estes têm a função de “rasgar” os alimentos.

Tanto os oito pré-molares como os oito molares, que são os dentes que ficam mais próximos da garganta, são os que têm a função de triturar os alimentos.

Já os sisos, hoje em dia, são os únicos que são dispensáveis. Para os nossos antepassados eram fundamentais, porque ajudavam a triturar alimentos mais duros, como raízes. Hoje em dia, como cozinhamos os alimentos, estes não são tão duros.

A perda de dentes é mais do que um problema estético

Esta é a maior conclusão que podemos tirar. Se cada dente tem uma função específica na mastigação e isso pode influenciar positivamente a absorção dos nutrientes, e se a sua ausência pode provocar problemas gástricos e outros, é preciso arranjar uma solução quando se tem perda de dentes. A colocação de Implantes Dentários é a resposta que a Swiss Dental Services lhe oferece para promover a Reabilitação Oral.

Se, depois de saber tudo sobre a importância dos dentes na mastigação, conclui que precisa de recorrer a um serviço profissional para resolver a sua perda de dentes, pode agendar uma avaliação oral sem compromisso numa das clínicas da Swiss Dental Services. Cuidar dos dentes é também cuidar da sua autoestima, do seu bem-estar e da sua qualidade de vida. Se tem perda de dentes e vai optar por fazer um tratamento com o recurso aos Implantes Dentários, opte por quem tem uma vasta experiência no assunto e mais de 40.000 casos de sucesso.

Cuide de si e garanta a opção de mastigar e sorrir com conforto, segurança, saúde e prazer.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.