A Importância do Check-up Dentário

A Importância do Check-up Dentário

Falamos constantemente de como é importante ter uma boa higiene oral: escovar os dentes após as refeições, usar o fio dentário diariamente, usar o jato de água – especialmente se já tiver implantes dentários –, entre muitos outros truques e utensílios, que se tornam verdadeiros aliados na proteção da saúde da boca. Mas, será que isto é suficiente? Estes cuidados são fundamentais, sim. Mas há mais uma coisa que é extremamente relevante, e é sobre isso que nos debruçamos neste artigo: a importância do check-up dentário.

 

O que é o check-up dentário e por que nos faz falta?

Como dizíamos, escovar os dentes com frequência, usar o fio dentário ou raspar a língua são coisas que podemos fazer sozinhos pela nossa saúde oral, com alguma simplicidade e sem grande acompanhamento especializado. Mas, mesmo assim, há sempre erros que se cometem e que, por mais que o possamos alertar com as nossas dicas e sugestões, ninguém melhor do que um médico dentista para lhe explicar exatamente o que tem feito mal. Para além disso, cada boca é diferente, pelo que as orientações que servem para uma pessoa podem não ser as mais adequadas para outra.

O seu médico dentista “trata os seus dentes por tu”, porque os conhece como ninguém. O médico dentista sabe, literalmente, quantos são os seus dentes e quais os seus nomes! Afinal, é essa a sua área de expertise, daí que o check-up que este fará permita que se detetem problemas que nunca conseguiríamos identificar em casa.

Por vezes, até percebemos que temos uma cárie, porque estas têm uma cor escura. Mas se ela lá está é porque, provavelmente, anda a fazer asneiras, como não dar importância ao check-up dentário! Porque, se for com a frequência recomendada ao dentista – de 6 em 6 meses –, este tipo de problemas poderá ser identificado com mais antecedência, impedindo que se alastre.

Para além dos períodos normais entre as visitas ao consultório, alguns sinais podem indicar que está na altura de fazer um novo check-up dentário. Não ignore o mau hálito, a sensibilidade dentária ou os problemas com as gengivas mais persistentes. Se o cuidado com a alimentação ou o uso de uma nova pasta dos dentes ou elixir não resultarem, e se não souber que há alguma justificação válida para estes ou outros problemas orais, procure imediatamente o seu médico dentista de confiança, porque pode precisar de fazer algum tipo de tratamento realizado por um profissional.

Portanto, o check-up dentário é de grande importância, apesar de não ser mais do que uma verificação feita por um médico dentista para confirmar que está tudo bem com a sua saúde oral. E, se houver necessidade, também é feita uma limpeza, que elimina o tártaro – parte da placa bacteriana de que não nos conseguimos livrar em casa, mesmo com uma higienização correta, e que acaba por endurecer à volta os dentes e das gengivas!

 

O check-up dentário na Swiss Dental Services

Podemos identificar 3 tipos de check-ups dentários nas nossas clínicas.

 

  1. Consultas de avaliação oral sem custos

Para quem vem pela primeira vez à Swiss Dental Services, oferecemos uma avaliação oral completa, onde terá direito a um raio-X e a um diagnóstico completo, feito por um dos nossos médicos dentistas experts em implantologia.

Nessa consulta, ficará a saber quais são as suas reais necessidades, para ter uma saúde oral perfeita!

 

  1. Consultas de manutenção

A importância do check-up dentário é a mesma, quer tenha ou não colocado implantes dentários. Assim, caso faça este tratamento numa das nossas clínicas, deve voltar para fazer consultas de manutenção. Aí, é feita uma limpeza mais profunda das suas próteses fixas, o que também garante que pode continuar a usufruir da sua garantia vitalícia.

Tal como com os dentes naturais, estas consultas permitem ainda que sejam detetados problemas relativos à sua saúde oral e que precisem de ser resolvidos.

 

  1. Outras consultas

Como já referimos, sempre que detete que algo não está bem com a sua saúde oral, deve procurar a ajuda de profissionais qualificados. Isto significa que, se tiver colocado implantes dentários, mesmo que não esteja na altura de fazer a sua consulta de manutenção, pode e deve procurar o nosso auxílio, caso se aperceba de alguma anomalia.

Se, por outro lado, todos os seus dentes são naturais, procure o seu médico dentista de confiança ou, se desconfia de que precisará de recorrer aos implantes dentários, pode sempre marcar uma consulta de avaliação oral sem custos.

 

 

Portanto, se pretende continuar a ter dentes saudáveis e a sorrir como eles, continue a seguir as nossas sugestões. Mas, acima de tudo, não descure nem desvalorize a importância do check-up dentário. E, se não sabe onde o pode fazer, entre em contacto connosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.