O que é a placa dentária?

O que é a placa dentária?

placa dentária

A placa dentária é umas das consequências da vida. Ela afeta todas as pessoas — a uns de uma forma mais notória, mas a outros é quase inexistente. A quantidade que cada pessoa está relacionada acima de tudo com a sua higiene oral.

O que é?

A placa dentária consiste numa camada de bactérias que se forma à volta dos seus dentes. Ao toque, ela transmite uma sensação áspera e ela desenvolve-se sobretudo quando não existe o cuidado de escovar os dentes diariamente.

Quais são as consequências da placa dentária?

Ao ignorar a escovagem dos dentes e/ou o uso do fio dental, vai levar a que se verifique uma acumulação de placa dentária. Isso vai fazer com que o seu sistema imunitário crónico seja ativado com mais frequência, resultando numa inflamação das gengivas. Com o decorrer do tempo, essas inflamações vão-se refletir num envelhecimento generalizado mais rápido assim como, em casos mais graves, doenças sistémicas.

Como é que se forma a placa dentária?

De uma forma simples, ela forma-se através dos pequenos vestígios de comida que ficam após cada refeição. Por isso, a higiene oral é fulcral para eliminar (ou pelo menos reduzir) a possibilidade de se formar a placa. Além disso, é essencial que esse cuidado aconteça diariamente porque, ao fim de 48 horas, a placa dentária endurece e é impossível de retirar com uma simples escovagem ou fio dental.

Como limpar a placa dentária?

Idealmente, a melhor maneira de limpar a placa é mesmo antes de esta se formar. Depois desta solidificar, pode escovar com toda a força que tem que ela não vai sair. Por isso, deverá visitar o seu dentista para que ele, com todas as ferramentas necessárias, possa proceder à limpeza. Depois dele terminar, vai pensar que tem um sorriso novo, com os dentes macios e até parecem mais brancos.

Marque hoje a sua consulta e tenha o sorriso que sempre quis!

Agendar Consulta

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *